Notícias

Procurador que investigava o ataque a uma estação de televisão no Equador é morto a tiros

Além de investigar a recente aquisição do estúdio local da TC Television, César Suárez supervisionava casos de corrupção na polícia e em hospitais.
Procurador que investigava o ataque a uma estação de televisão no Equador é morto a tirosLegion-media.ru / Agencia Prensa-Independiente

O procurador do Equador, César Suárez, que estava investigando o recente ataque a um estúdio de televisão foi morto nesta quarta-feira em Guayaquil.

Segundo informações preliminares obtidas pela mídia local, Suárez foi assassinado a tiros por agressores desconhecidos por volta das 14h, horário local, quando dirigia seu veículo em uma avenida no norte da cidade.

Além de investigar a recente aquisição do estúdio local da TC Television, o procurador supervisionava casos de corrupção na polícia e em hospitais.

Reações institucionais

A procuradora-geral do país, Diana Salazar, disse que seu colega chefiava uma unidade especial do Ministério Público encarregada de investigar o crime organizado transnacional na província de Guayas, assegurando que as investigações preliminares já haviam começado para encontrar os responsáveis pelo assassinato.

"Vou ser enfático: os grupos do crime organizado, os criminosos, os terroristas não vão parar nosso compromisso com a sociedade equatoriana", advertiu Salazar em um vídeo divulgado pelo Ministério Público na rede social X.

Enquanto isso, o Conselho Judiciário do país sul-americano emitiu uma declaração condenando o assassinato do funcionário, na qual também rejeitou "qualquer ato de violência contra os servidores do judiciário".

"Esse ato nos lembra da importância de preservar a integridade e o bem-estar daqueles que trabalham na administração da justiça", diz parte do texto, destacando a necessidade de reforçar "a segurança dos juízes, promotores e defensores públicos, bem como das "instalações judiciais em todo o país", conforme solicitado pelo Conselho do Judiciário.