Notícias

Um Estado norte-americano proíbe a soltura de balões

As violações da nova lei serão punidas com multa de mais de 820 reais.
Um Estado norte-americano proíbe a soltura de balõesGettyimages.ru / Xin He

Nos Estados Unidos, o governador da Flórida, Ron DeSantis, sancionou na segunda-feira um projeto de lei que proíbe a soltura intencional de balões e impõe uma multa em caso de violação, noticiou a Fox 13.

"É ilegal para qualquer pessoa, empresa ou corporação soltar intencionalmente, providenciar a soltura ou causar intencionalmente a soltura de balões inflados com um gás mais leve que o ar", diz o documento. No entanto, exceções se aplicam a lançamentos de balões em ambientes fechados, balões de ar quente recuperados após o lançamento e balões soltos por uma pessoa em nome de uma agência governamental ou sob um contrato governamental para fins científicos ou meteorológicos.

De acordo com a lei, as pessoas que participarem ou organizarem uma soltura de balão receberão uma multa de 150 dólares (cerca de 823 reais) por jogar lixo. A nova regra não se aplica a crianças com menos de seis anos de idade e entrará em vigor em 1º de julho.

A medida é uma resposta às preocupações ambientais e à poluição causada pelos detritos dos balões. "Os balões levam anos para se decompor e muitas vezes acabam em córregos ou no oceano, onde podem ser engolidos por animais marinhos", dizem as autoridades.