Notícias

Alemanha exige dos novos cidadãos uma declaração de apoio à existência de Israel

A declaração de apoio é agora uma exigência para ser possível a obtenção da cidadania alemã.
Alemanha exige dos novos cidadãos uma declaração de apoio à existência de IsraelGettyimages.ru / Mirsad Sarajlic

Uma nova lei de cidadania histórica que entrou em vigor na Alemanha na terça-feira introduziu uma exigência explícita para os candidatos declararem o direito de existência do Estado de Israel, de acordo com o jornal Financial Times.

"Qualquer pessoa que compartilhe nossos valores e se esforce pode agora obter um passaporte alemão mais rapidamente e não precisa mais abrir mão de parte de sua identidade ao renunciar à sua antiga nacionalidade", disse a ministra do Interior, Nancy Faeser, na terça-feira, citada pelo jornal.

A diplomata também ressaltou que alguém que não compartilha os valores do país, "não pode obter um passaporte alemão". "Traçamos uma linha vermelha bem clara aqui e tornamos a lei muito mais rígida do que antes", enfatizou.

Segundo a ministra, as novas perguntas que foram adicionadas no teste incluem os tópicos sobre antissemitismo, sobre o direito da existência de Israel e do direito da vida da comunidade judaica na Alemanha.

No entanto, o teste não exigirá o reconhecimento dos cidadãos potenciais do direito à existência de um Estado palestino.