Antiga escola de balé se apresenta em São Paulo como parte das "Temporadas Russas"

O programa do concerto de gala incluiu obras-primas do repertório clássico de balé do final do século XIX e início do século XX.

Fazendo parte do projeto "Temporadas Russas", os alunos da Academia Vaganova de Balé Russo se apresentaram no Theatro São Pedro, em São Paulo, em um dos mais antigos e belos teatros da cidade, nos dias 24 e 25 de junho.

Antes do início da noite, o reitor da Academia, Nikolai Tsiskaridze, e o Embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, cumprimentaram o público. 

"A realização das 'Temporadas Russas' no Brasil, em um país que é nosso parceiro estratégico, é um símbolo de que as nossas relações estão se desenvolvendo não apenas nas esferas econômica e política, mas também no campo cultural, nos laços entre organizações públicas, e nos laços entre os nossos povos, em geral", declarou Labetskiy. 

Por sua vez, Tsiskaridze afirmou que "hoje, o público de São Paulo está conhecendo a mais antiga escola de balé do mundo", acrescentando que "tudo o que é conhecido no mundo como 'balé clássico' foi dirigido, de uma forma ou de outra, por pessoas que trabalharam nessa escola ou estudaram nela".

"Tudo isso foi feito na Rússia, justamente nessa instituição educacional que hoje chegou ao Brasil", sublinhou o reitor da Academia. 

O programa do concerto de gala foi composto por obras-primas do repertório clássico de balé do final do século XIX e início do século XX.

Os fragmentos coloridos e diversificados dos famosos balés apresentados deram a oportunidade de demonstrar toda a gama de habilidades dos alunos da Academia Vaganova.

No total, cerca de 50 alunos de diferentes cursos subiram ao palco do Theatro São Pedro.

No final da apresentação, o público brasileiro homenageou os artistas com longos aplausos em pé.