Cientistas alertam sobre a aproximação de um "assassino de planetas" da Terra
Um grande asteroide, o chamado "assassino de planetas", passará perto da Terra, informou o jornal Live Science.
"Em 27 de junho, o 2011 UL21 passará a cerca de 6,6 milhões de quilômetros da Terra, o que é mais próximo do nosso planeta do que em pelo menos 110 anos, segundo as simulações do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. A essa distância, é considerado um objeto potencialmente perigoso pela NASA", diz o texto do artigo.
O asteroide orbita nosso planeta uma vez a cada três anos. Com base em observações anteriores, a rocha espacial tem entre 1,7 e 3,9 quilômetros de largura, de acordo com o SpaceReference.org, o que significa que é maior do que 99% dos asteroides próximos à Terra conhecidos, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).
O 2011 UL21 é provavelmente pelo menos 10 vezes menor do que a maior rocha espacial que já atingiu a Terra, o asteroide Vredefort, e cerca de cinco vezes menor do que a rocha que exterminou os dinossauros há cerca de 66 milhões de anos.
Embora qualquer impacto potencial do 2011 UL21 seja menos extremo do que essas colisões históricas, o asteroide ainda tem o potencial de causar danos em escala continental e ejetar detritos suficientes na atmosfera para desencadear mudanças climáticas significativas, razão pela qual é considerado um "assassino de planetas".