Julian Assange chega à Austrália
Um avião com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a bordo aterrissou na capital da Australia, Canberra, nesta quarta-feira. O jornalista australiano voou para seu país de origem depois de ser oficialmente libertado por um tribunal em Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte (um território não incorporado dos EUA).
⚡️Julian Assange já está em solo australiano🚨URGENTE: https://t.co/SF09rFsw06pic.twitter.com/lP5jV6pOcZ
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 26, 2024
Como parte de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o jornalista se declarou culpado de uma única acusação de conspiração para obter e disseminar informações de defesa nacional. Como resultado, ele foi condenado ao mesmo número de anos que passou na prisão até o momento, sem período de liberdade supervisionada.
📹 Imagens comoventes: Em meio a aplausos, Julian Assange abraça sua esposa e seu pai ao chegar na Austrália 🇦🇺 pic.twitter.com/UEnFeu8JEr
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 26, 2024
- Assange deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, na capital britânica, na manhã de segunda-feira, após 1.901 dias de detenção. O Tribunal Superior de Londres o liberou sob fiança e, em seguida, o australiano deixou o Reino Unido.
- O jornalista foi preso em Belmarsh em 2019, depois que o então presidente do Equador, Lenín Moreno, permitiu sua prisão na Embaixada do Equador em Londres, onde ele estava detido em status de asilo por sete anos, desde junho de 2012.
- Em junho de 2022, o Reino Unido aprovou a extradição de Assange para os EUA e, em maio, a Suprema Corte britânica decidiu que Assange tinha o direito de recorrer de sua extradição para os EUA.