Notícias

Julian Assange chega à Austrália

O fundador do WikiLeaks foi oficialmente libertado pelo tribunal dos EUA nas Ilhas Marianas depois de aceitar um acordo parcial de confissão.
Julian Assange chega à AustráliaX / @wikileaks

Um avião com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a bordo aterrissou na capital da Australia, Canberra, nesta quarta-feira. O jornalista australiano voou para seu país de origem depois de ser oficialmente libertado por um tribunal em Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte (um território não incorporado dos EUA).

Como parte de um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o jornalista se declarou culpado de uma única acusação de conspiração para obter e disseminar informações de defesa nacional. Como resultado, ele foi condenado ao mesmo número de anos que passou na prisão até o momento, sem período de liberdade supervisionada.

  • Assange deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, na capital britânica, na manhã de segunda-feira, após 1.901 dias de detenção. O Tribunal Superior de Londres o liberou sob fiança e, em seguida, o australiano deixou o Reino Unido.
  • O jornalista foi preso em Belmarsh em 2019, depois que o então presidente do Equador, Lenín Moreno, permitiu sua prisão na Embaixada do Equador em Londres, onde ele estava detido em status de asilo por sete anos, desde junho de 2012.
  • Em junho de 2022, o Reino Unido aprovou a extradição de Assange para os EUA e, em maio, a Suprema Corte britânica decidiu que Assange tinha o direito de recorrer de sua extradição para os EUA.