"O preço é alto para uma criança": UNRWA diz que 10 crianças perdem uma ou duas pernas por dia em Gaza

Sobre a questão do financiamento para a UNRWA, Philippe Lazzarini disse que a agência garantiu recursos até o "final de agosto".

O chefe da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Philippe Lazzarini, disse nesta terça-feira que, em média, dez crianças em Gaza perdem uma ou ambas as pernas todos os dias devido aos ataques israelenses no enclave palestino.

"Basicamente, temos todos os dias 10 crianças que perdem uma ou duas pernas, em média", disse Lazzarini em uma coletiva de imprensa em Genebra, citando números da agência da ONU para crianças, UNICEF, que, segundo explicou, não incluem as crianças que perderam mãos ou braços.

"Dez por dia, isso significa cerca de 2.000 crianças após 260 dias desta guerra brutal", lamentou Lazzarini, acrescentando que a amputação geralmente ocorre "em condições horríveis", às vezes sem anestesia. "O preço é alto para uma criança estar em Gaza", acrescentou.

Sobre a questão do financiamento para a UNRWA, Lazzarini disse que a agência garantiu recursos até o "final de agosto".

"Temos dinheiro até o final de agosto", disse ele, já que a UNRWA vem enfrentando uma crise financeira desde janeiro, quando muitos países suspenderam o financiamento depois que "Israel" alegou que uma dúzia de seus 13.000 funcionários de Gaza estavam envolvidos nos eventos de 7 de outubro de 2023.

Por sua vez, a organização Save the Children estima que cerca de 21.000 crianças estão desaparecidas no caos da guerra.