Notícias

VÍDEO: Milei discursa no Fórum Econômico Mundial em Davos

O mandatário discursa no painel "Alcançando segurança e cooperação em um mundo fragmentado".
VÍDEO: Milei discursa no Fórum Econômico Mundial em DavosCaptura de tela

O presidente da Argentina, Javier Milei, discursa nesta quarta-feira no Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizado desde segunda-feira na cidade suíça de Davos.

"Estou aqui para lhes dizer que o Ocidente está em perigo porque aqueles que deveriam defender os valores do Ocidente estão cooptados por uma visão de mundo que leva inexoravelmente ao socialismo e, consequentemente, à pobreza", disse ele ao participar do painel "Alcançando segurança e cooperação em um mundo fraturado", diante de vários líderes mundiais e empresariais que participam do evento.

"Infelizmente, nas últimas décadas, por causa de alguns desejos bem pensados de ajudar os outros e de outros pertencerem a uma casta privilegiada, os principais líderes do mundo ocidental abandonaram o modelo de liberdade em favor de várias versões do que chamamos de coletivismo", acrescentou.

O mandatário afirmou que "experimentos coletivistas" nunca são a solução para os problemas que afligem os cidadãos do mundo, mas sim sua causa.

"Acreditem, não há ninguém melhor do que nós, argentinos, para testemunhar isso", disse ele, observando que, quando o país sul-americano adotou "o modelo de liberdade" em 1860, tornou-se uma "potência mundial" em 35 anos.

Em contraste, acrescentou, durante os últimos 100 anos em que a Argentina "abraçou o coletivismo", seus cidadãos empobreceram e caíram para o 140º lugar na economia mundial.

Milei repetiu a narrativa que vem promovendo desde que era candidato, apesar do fato de que nenhum dado histórico sustenta que a Argentina tenha sido uma "potência mundial" e que, no período do século XIX que ele costuma celebrar, a maioria da população não tinha direitos.

Durante seu primeiro discurso em Davos, Milei insistiu que o capitalismo empresarial é "o único sistema moralmente desejável" para acabar com a pobreza,

Milei viajou para o Fórum com uma comitiva que inclui o chefe de gabinete Nicolás Posse, o Ministro da Economia Luis Caputo, a Secretária Geral da Presidência Karina Milei e a Ministra das Relações Exteriores Diana Mondino.