Coreia do Norte lança novamente balões com fezes humanas em direção à Coreia do Sul

Pelo menos 70 balões contendo fezes com parasitas teriam aterrissado em solo sul-coreano.

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) lançou um terceiro lote de balões cheios de lixo para o Sul. Desta vez, aparentemente com dejetos humanos com parasitas, informou a Yonhap na segunda-feira, citando o Ministério da Unificação de Seul.

"Inúmeros parasitas foram encontrados no solo contido no lixo, como lombrigas, tricurídeos e vermes", declarou o Ministério em um comunicado à imprensa, acrescentando que, após analisar o conteúdo encontrado em 70 balões, acredita-se que os parasitas tenham vindo de excrementos humanos.

Itens de vestuário rasgados, como gravatas e casacos, também foram encontrados entre o lixo. Elas foram identificadas como itens anteriormente fornecidos à RPDC por uma empresa sul-coreana.

"Parece que a Coreia do Norte danificou e enviou esses itens fornecidos anteriormente para expressar sua extrema hostilidade em relação às campanhas de panfletos e destacar a posição adversa contra a Coreia do Sul", declarou um funcionário do Ministério.

De acordo com estimativas militares sul-coreanas citadas pela agência de notícias, o número total de objetos que cruzaram a fronteira intercoreana nas últimas semanas ultrapassou 1.000.

Recentemente, as tensões entre os dois países foram intensificadas por balões enviados do Sul para a Coreia do Norte com notas de dólar americano, pen drives com músicas sul-coreanas no estilo K-pop, e folhetos contrários às políticas do Partido dos Trabalhadores da Coreia, aos quais o Norte respondeu com vários lotes de balões com lixo direcionados ao território sul-coreano.