Notícias

Mudança climática pode colocar em risco a democracia, diz estudo

A influência de temperaturas extremas reduz o desempenho cognitivo dos políticos, o que pode ter "implicações negativas de longo alcance para a sociedade como um todo".
Mudança climática pode colocar em risco a democracia, diz estudo

Um novo estudo publicado na iScience revelou que o aumento das temperaturas, um efeito da mudança climática, causa um declínio na produtividade e no desempenho cognitivo da classe política, reduz a complexidade de sua linguagem e pode ter implicações negativas de longo alcance para a sociedade democrática como um todo.

Ao analisar a complexidade da linguagem de mais de sete milhões de discursos de mais de 28.000 políticos de oito países europeus, associando-os a informações meteorológicas diárias precisas, cientistas da Alemanha e da Dinamarca concluíram que "a retórica política não é apenas impulsionada por circunstâncias políticas e preocupações estratégicas, mas também por respostas fisiológicas a fatores ambientais externos".

Além disso, os pesquisadores se concentraram em um país para explorar os efeitos das altas temperaturas nos políticos por idade e gênero."Na Alemanha, observamos um efeito mais forte dos dias quentes sobre os políticos mais velhos", diz o estudo, enfatizando que a alta temperatura tem efeitos negativos maiores sobre os políticos do sexo masculino.

"De modo geral, o estudo tem implicações importantes sobre como a mudança climática pode afetar o desempenho cognitivo humano e a qualidade do discurso político", alertam os cientistas.

"Dado o papel fundamental desempenhado pelos membros do parlamento nas sociedades democráticas, um declínio na produtividade poderia levar a resultados negativos em áreas cruciais, como a tomada de decisões legislativas, a representação dos cidadãos e o planejamento orçamentário", acrescentam.

Portanto, concluem os autores do estudo, "a influência dos extremos de temperatura sobre o desempenho cognitivo dos políticos, mesmo no ambiente com controle climático de um parlamento, pode ter implicações negativas de longo alcance para a sociedade como um todo".