Notícias

Petro define a principal prioridade da Colômbia para 2024

O presidente colombiano está participando do Fórum Econômico Mundial na cidade suíça de Davos.
Petro define a principal prioridade da Colômbia para 2024AP / Markus Schreiber

O Governo colombiano trabalhará até 2024 para conseguir a transição de economias ilícitas em territórios "excluídos" para oportunidades legais no país, disse o presidente Gustavo Petro na quarta-feira durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos.

"Essa transformação me parece ser a chave deste ano", disse ele, afirmando que a economia ilegal é o "produto" da fracassada política global de drogas, "derivada dos EUA", que levou "boa parte" dos países latino-americanos a "uma crise na própria coerência de sua sociedade e de sua democracia".

De acordo com o presidente, a economia ilícita, por sua vez, tem origem no problema da desigualdade territorial.

"A Colômbia é um país que está territorialmente fragmentado em regiões muito diferentes umas das outras. E parte desse território, dessas regiões, são regiões que foram excluídas por séculos", enfatizou.

A solução para essas questões ajudará a resolver os dois problemas "fundamentais" que o país enfrenta, que são a violência e a desigualdade social, defendeu Petro, acrescentando que, embora esses problemas não possam ser resolvidos em um ano, já que se trata de "um longo processo", o Governo quer "neste ano colocar o país nos trilhos da pacificação e, portanto, da equidade que pode ser irreversível".