Notícias

Quadrilha junina é oficializada como dança da cultura nacional

A lei reconhece a manifestação como parte integrante da cultura nacional brasileira, dando a garantia da sua preservação e valorização em todo o país.
Quadrilha junina é oficializada como dança da cultura nacionalPalácio do Planalto

A dança tradicional popular no Brasil, a quadrilha junina, ganha reconhecimento oficial nacional a partir desta segunda-feira, de acordo com um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto.

A lei foi assinada, segundo a nota, pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Cultura do país, Margareth Menezes.

Com a proposta sancionada, a quadrilha junina junta-se oficialmente ao forró nordestino, que também foi oficializado no dia 9 de novembro em 2023 como uma manifestação da cultura nacional,  passando a ser o Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Origem da quadrilha junina

A história da quadrilha junina começa na Europa, e tem origem inglesa com influência francesa. Chegou ao Brasil com a família real portuguesa no início do século XIX, durante o período de Regência, com apresentações nos grandes salões da sociedade aristocrática em Rio de Janeiro e Salvador.

Com o passar do tempo, a partir da elite, a dança da quadrilha passou a fazer parte das festas do povo comum, incorporando assim características culturais nacionais.

Ao longo do tempo, com o processo de adaptação, o número de pares dançantes, que inicialmente foi de quatro pares de casais, se ampliou, os passos e ritmos franceses foram abandonados, e as músicas tradicionais foram incorporadas. 

O recorde da maior quadrilha junina brasileira foi registrado em 13 de junho deste ano, em Campina Grande, na Paraíba, com a participação de 1.280 pares dançando ao mesmo tempo.