Notícias

Rússia: o envolvimento dos EUA no ataque a civis na praia de Sevastopol está "fora de dúvida"

O bombardeio com mísseis ATACMS fabricados nos EUA e equipados com ogivas de fragmentação deixou quatro civis mortos e mais de 150 feridos, inclusive crianças.
Rússia: o envolvimento dos EUA no ataque a civis na praia de Sevastopol está "fora de dúvida"Sputnik / Konstantin Mihalchevskiy

O envolvimento de Washington no ataque do regime ucraniano à população civil da cidade russa de Sevastopol, na República da Crimeia, está "fora de toda dúvida", declarou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Referindo-se ao fato de que a Ucrânia usou mísseis ATACMS dos EUA equipados com ogivas de fragmentação, a Chancelaria enfatizou que "todas as tarefas de voo foram introduzidas por especialistas dos EUA com base em seus próprios dados de reconhecimento por satélite". Acrescentou que um drone de reconhecimento americano RQ-4 Global Hawk estava patrulhando os céus perto da Crimeia.

Nesse contexto, foi enfatizado que "o envolvimento dos EUA nesse crime sinistro está fora de dúvida". "Washington e seus satélites criaram e alimentaram o regime neonazista em Kiev, [...] eles travam uma guerra contra a Rússia com suas mãos e os incentivam a cometer atos de terrorismo internacional, matar civis russos, inclusive com o uso de uma das mais terríveis armas desumanas, as munições de fragmentação", afirmou o Ministério.

A Chancelaria também denunciou o silêncio dos países ocidentais sobre "os atos bárbaros do regime de [Vladimir] Zelensky", bem como a falta de condenação por parte das organizações internacionais.

O Ministério enfatizou que todos "os responsáveis por esse e outros ataques terroristas no território da Federação Russa serão inevitavelmente punidos".

  • O ataque contra Sevastopol usando mísseis ATACMS dos EUA equipados com ogivas de fragmentação deixou pelo menos quatro pessoas, incluindo duas crianças, e feriu 151