O presidente da Argentina, Javier Milei, repostou ativamente várias mensagens em sua conta no X no domingo, elogiando os esforços de seu Governo após alcançar "a primeira semana sem inflação em 30 anos" no país sul-americano.
"Atenção: Javier Milei consegue a primeira semana sem inflação para a Argentina em 30 anos! Ânimo argentinos, a ressaca do golpe do socialismo é dura, mas, pouco a pouco, com a engrenagem liberal certa, se tornarão uma nação rica", diz o post do economista Gustavo Martínez, um dos repostados pelo líder libertário.
Os dados vêm de um estudo realizado pela empresa de consultoria Econométrica, segundo o qual na terceira semana de junho teria tido um aumento de 0% nos preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas.
Essa pesquisa se concentrou no estudo de 8.000 preços de supermercados on-line e registrou que os valores desse setor permaneceram inalterados nessa semana, em comparação aos 7 dias anteriores, algo que não acontecia há 30 anos.
Nos primeiros cinco meses deste ano, os alimentos e as bebidas não alcoólicas aumentaram 65,6%. Em termos de variação anual, esse setor registrou um aumento de preços de 289,4%.