Os recifes de corais estão sofrendo um significativo branqueamento em massa que pode afetar a biodiversidade marinha e as atividades ligadas a esse ecossistema, como pesca e turismo na Malásia, informou no domingo a mídia local The Malai Male, citando o Departamento de Pesca.
De acordo com as informações, o problema foi identificado por meio de assistência e relatórios de organizações não governamentais locais, operadores de mergulho e monitoramento do branqueamento de corais.
O aumento da temperatura do mar, causado pelo aquecimento global, já afetou mais da metade de várias espécies de corais nos parques marinhos do país, o que representa uma ameaça séria à vida marinha, pois o estresse térmico grave ou prolongado leva à morte dos corais.
No entanto, de acordo com o jornal, o efeito pode ser reversível, já que existe uma possibilidade de recuperação de corais, se, por exemplo, a pesca excessiva e a poluição forem reduzidas.
"A maioria dos recifes afetados está em águas rasas com menos de 10 metros de profundidade. O departamento está trabalhando com várias partes para monitorar todas essas áreas e detectar mudanças na situação da descoloração", informa uma declaração do Departamento da Pesca, enfatizando que, se o branqueamento exceder 80%, outras medidas de intervenção, incluindo restrições temporárias de acesso, serão tomadas.
O branqueamento de corais é uma resposta natural ao estresse resultante de várias condições ambientais fora do limite normal de um determinado local. A principal causa pela qual os corais perdem o pigmento é o aquecimento dos oceanos, o que exige uma resposta global.