Notícias

Putin agradece aos líderes da Coreia do Norte e do Vietnã pela recepção calorosa

O mandatário russo declarou que os "novos horizontes para uma cooperação produtiva em uma ampla gama de áreas estão se abrindo" para Moscou e Pyongyang, e manifestou que a visita ao Vietnã lhe deixou com "as melhores impressões".
Putin agradece aos líderes da Coreia do Norte e do Vietnã pela recepção calorosaGettyimages.ru / Kremlin Press Office / Handout/Anadolu

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem ao líder norte-coreiano, Kim Jong-un, para expressar sua gratidão pela "recepção maravilhosa" e "hospitalidade cordial" durante a visita do mandatário e da delegação russa na República Popular Democrática da Coreia, que ocorreu entre 18 e 19 de junho.

"Essa visita de Estado teve um significado especial: elevou as relações entre Moscou e Pyongyang a um nível sem precedentes de parceria estratégica abrangente", afirmou Putin, acrescentando que, "de agora em diante, novos horizontes para uma cooperação produtiva em uma ampla gama de áreas estão se abrindo diante de nossos países".

Segundo o texto do comunicado publicado nesta segunda-feira, o presidente expressou sua vontade de continuar o diálogo construtivo e o trabalho conjunto, manifestando que Kim Jong-un "é sempre um convidado bem-vindo e querido em solo russo".

Além disso, o líder russo agradeceu o presidente do Vietnã, To Lam, pelo acolhimento e hospitalidade durante sua visita ao Vietnã, realizada entre 19 e 20 de junho, segundo um comunicado publicado nesta segunda-feira. 

"A viagem ao seu país me deixou com as melhores impressões", afirmou Vladimir Putin. 

O mandatário russo declarou que as negociações com Hanói "foram realmente construtivas e eficazes".

"Tenho certeza que a implementação dos acordos bilaterais alcançados contribuirá para fortalecer ainda mais a parceria estratégica abrangente que existe entre Moscou e Hanói", sublinhou.

O presidente da Rússia expressou também a esperança de continuar trabalhando ativamente com o Vietnã sobre as questões mais importantes da agenda bilateral e internacional.