Notícias

Scholz recebe Milei em Berlim

No sábado, o presidente argentino recebeu a medalha Hayek de um grupo liberal na cidade alemã de Hamburgo.
Scholz recebe Milei em BerlimGettyimages.ru / Kay Nietfeld / picture alliance

O chanceler alemão, Olaf Scholz, recebeu o presidente da Argentina, Javier Milei, em Berlim, neste domingo. O líder latino-americano chegou ao país europeu no sábado para receber uma medalha da Sociedade Hayek, em Hamburgo, após sua visita à Madrid. As conversas se concentraram principalmente na economia, no comércio, nas energias renováveis e na proteção climática global.

As duas nações têm questões econômicas das quais podem se beneficiar mutuamente com a cooperação bilateral. A Argentina possui matérias-primas importantes, como o lítio, que é necessário para a indústria alemã. Além disso, as negociações sobre um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul estão paralisadas.

Scholz e Milei concordaram que as negociações "devem ser concluídas rapidamente", disse o Governo alemão: "A possível adesão da Argentina à OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] também foi discutida. O governo alemão apoia esse esforço", acrescentou.

Na esfera social, o chanceler alemão discutiu com o presidente argentino as reformas que ele está tentando implementar e seu impacto sobre a população do país latino-americano. "O chanceler enfatizou que, em sua opinião, a compatibilidade social [das reformas] e a proteção da coesão social devem ser pontos de referência importantes", disse o executivo federal.

Durante sua estada em Berlim, Milei também visitou o memorial aos judeus da Europa assassinados no Holocausto.

  • No início desta semana, o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, questionou o comportamento de Milei, afirmando que sua enxurrada de insultos dirigidos ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez foi "de mau gosto" e agravando as relações diplomáticas de Buenos Aires com Madrid.