Notícias

Escudo humano? Militares israelenses amarram homem palestino ferido a um veículo (VÍDEO)

As Forças de Defesa de Israel disseram que estão investigando o incidente, que "contradiz ordens e procedimentos".
Escudo humano? Militares israelenses amarram homem palestino ferido a um veículo (VÍDEO)X / AJArabic

Soldados israelenses amarraram um homem palestino ferido ao capô de um veículo militar para supostamente utilizá-lo como escudo humano para atravessar uma área da Cisjordânia, de acordo com um vídeo que circula on-line.

Na filmagem feita por uma testemunha, dois veículos blindados das Forças de Defesa de Israel (FDI) podem ser vistos em movimento com o homem amarrado veículo mais adiantado. No início do vídeo, o homem pode ser visto levantando a cabeça, confirmando que está vivo.

Duas ambulâncias do Crescente Vermelho também podem ser vistas abrindo caminho para os soldados, que não param para entregar o homem ferido.

As imagens provocaram indignação nas redes sociais. "Esse é um ato de pura maldade, o mais bárbaro e desumano que já vi", comentou um internauta. "A FDI, ao atirar em um palestino e amarrá-lo ao capô de um veículo como troféu ou escudo humano, prova mais uma vez que rivaliza com os exércitos mais brutais e bárbaros da história. A FDI é má", escreveu outro.

Há também, no entanto, aqueles que apoiam as ações do exército israelense."Transportando lixo terrorista", comentou um usuário do Twitter.

A FDI disse que os fatos ocorreram na manhã de sábado na área de Wadi Burquin, adjacente à cidade de Jenin, onde os militares chegaram para prender palestinos procurados.

Durante a operação, indivíduos armados abriram fogo contra os soldados, que reagiram. Um dos suspeitos foi ferido, preso e evacuado da área no capô do veículo, disse a FDI, citada pela imprensa israelense. A instituição declarou que as ações de seus soldados "contradizem as ordens e os procedimentos", e garantiram que "o incidente está sendo investigado e será tratado de forma apropriada".

Por fim, o palestino ferido foi entregue ao Crescente Vermelho para receber assistência médica, segundo a mídia.