Nesta semana, Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil, e Olga Lyubimova, ministra da Cultura da Rússia, assinaram uma declaração conjunta que prevê o esforço dos dois países para implementar um memorando sobre a cooperação bilateral no campo da cultura.
As ministras concordaram em continuar a desenvolver a cooperação em áreas como museus, bibliotecas e artes cênicas,de acordo com um comunicado da chancelaria da Rússia.
"O cinema é uma área importante à parte", lê-se na nota. "A Rússia e o Brasil continuarão realizando festivais de cinema e a participar de festivais internacionais de cinema no território dos dois países", acrescenta-se, em referência a eventos como o Festival de Cinema Brasileiro tradicionalmente realizado em Moscou e as Mostras de Cinema Soviético e Russo em São Paulo.
O encontro ocorre em um contexto no qual o Brasil sedia o "Temporadas Russas": uma iniciativa lançada em 2017 com o de objetivo de promover a riqueza e a beleza da cultura russa em suas diversas formas. Espectadores de países como a França, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Japão e Cazaquistão já receberam eventos.
Na terça-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de abertura do festival, que contou com um concerto de um cantor de ópera russo, Ildar Abdrazakov, e dos vencedores do Concurso Internacional Tchaikovsky. Além do Rio, outras cidades, como São Paulo e Joinville, receberão eventos.