Fóssil de um pequeno réptil que viveu antes dos dinossauros é descoberto no Brasil

A descoberta revela o primeiro registro brasileiro de um grupo chamado "Gracilisuchidae", anteriormente conhecido apenas na Argentina e na China.

Um fóssil de um réptil que viveu antes dos dinossauros foi encontrado no município de Paraíso do Sul, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma nova espécie de um grupo, o "Gracilisuchidae", que até agora não havia sido identificado no país.

"Até o momento, esse grupo era conhecido apenas por três espécies, duas na China e uma na Argentina. Esse animal era um pequeno predador e foi encontrado em uma área onde não tínhamos registros de precursores de pequenos jacarés e crocodilos", explicou ao G1 o paleontólogo Rodrigo Temp Müller.

Müller, autor de um estudo publicado na revista Scientific Reports sobre esse fóssil, afirmou que a descoberta evidencia que "os ecossistemas que precederam a origem dos dinossauros eram muito complexos em relação à linhagem que mais tarde deu origem aos jacarés e crocodilos".

Semelhante a um felino

Antes do surgimento dos dinossauros, os ecossistemas eram dominados por precursores mamíferos e répteis de várias linhagens.

Os "gracilisuchidae" viveram entre 247 e 237 milhões de anos atrás, durante o período Triássico.

Em seu artigo, Müller detalhou que foram recuperados o crânio completo, onze vértebras, uma pélvis e os membros posteriores desse espécime, que era um predador totalmente terrestre de apenas um metro de comprimento, com pernas ágeis e semelhante a um felino moderno.

O fóssil foi batizado de "Parvosuchus aurelioi" - "parvus" (pequeno) e "suchus" (crocodilo) - e homenageia o paleontólogo Pedro Lucas Porcela Aurélio, que o descobriu.