Putin: Rússia está disposta a discutir "questões-chave" quando a OTAN estiver pronta

O presidente russo garantiu que Moscou continuará aprimorando suas Forças Armadas com a ajuda da ciência moderna e da experiência.

Moscou está pronta para discutir amplamente questões relacionadas à criação de um sistema de segurança euroasiático com várias associações, incluindo a OTAN, afirmou o presidente da Rússica, Vladimir Putin, nesta sexta-feira em uma reunião com graduados de universidades militares russas.

"Estamos prontos para participar de uma ampla discussão internacional sobre essas questões essenciais e vitais, tanto com nossos colegas da Organização de Cooperação de Xangai, da CEI, da EAEU e do BRICS quanto com outras associações internacionais - Estados europeus e da OTAN, entre outros", declarou, acrescentando que "naturalmente, quando eles estiverem prontos para isso".

O presidente russo também garantiu que Moscou continuará aprimorando suas Forças Armadas. "Levando em conta a difícil situação internacional e o surgimento de novos desafios e riscos, continuaremos aprimorando de forma abrangente as Forças Armadas, desenvolver nossa política de defesa, contando com tecnologias e ciências avançadas, e soluções econômicas e financeiras eficazes", informou.

Putin também acrescentou que as decisões serão tomadas de acordo com as tendências militares modernas, "aproveitando a enorme experiência de combate adquirida durante a operação militar especial".

Entre outras coisas, o presidente indicou que a prioridade continua sendo a assistência aos militares na operação militar especial, "para garantir a ordem pública, a legalidade e a vida pacífica das pessoas nas áreas libertadas", bem como na "investigação dos crimes dos neonazistas e dos punidores, que devem responder pelas suas atrocidades, pelos crimes contra civis, pelos ataques terroristas, pelos bombardeamentos" de cidades russas.