Noruega, Suécia e Finlândia concordam em criar um corredor de transporte militar "oeste-leste"
Os Governos de três países vizinhos e aliados na península escandinava, Noruega, Suécia e Finlândia, concordaram em estabelecer um corredor de transporte militar através do norte da Noruega, norte da Suécia e norte da Finlândia, informou o Ministério da Defesa finlandês na quinta-feira.
O corredor ajudará a garantir que o contingente militar e o material possam se deslocar rapidamente dos portos noruegueses através da Suécia e da Finlândia, disse o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, sem especificar o destino final do transporte.
O primeiro-ministro se reuniu na quinta-feira com seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, e o presidente finlandês, Alexander Stubb, que chegaram à Noruega.
No passado, segundo o chefe do Governo, os eixos de trânsito costumavam ser desenvolvidos entre o norte e o sul de cada um dos três países.
"Agora, em maior medida, também queremos pensar no sentido oeste-leste. A infraestrutura nacional deve atender às necessidades da OTAN de poder mover forças através das fronteiras nacionais", acrescentou.
Store continuou revelando a importância militar do projeto. A Noruega desempenha "um papel importante na defesa da Suécia e da Finlândia", ressaltou, "e os países nórdicos desempenharão um papel ainda mais importante na defesa do Mar Báltico e dos países bálticos".
Na tarde de quinta-feira, os líderes dos três países deveriam realizar um passeio de barco pelo Estreito de Saltstraumen e uma reunião secreta, sem a presença da imprensa, no quartel-general operacional das Forças Armadas norueguesas, nos arredores da cidade de Bodo.