Notícias

Sunak ameaça impôr sanções contra jovens britânicos que ignorarem o serviço obrigatório

O primeiro-ministro prometeu introduzir o serviço nacional obrigatório caso os conservadores vençam as próximas eleições gerais em julho.
Sunak ameaça impôr sanções contra jovens britânicos que ignorarem o serviço obrigatórioAP / Stefan Rousseau/PA

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, alertou na quinta-feira que os jovens britânicos poderão enfrentar duras sanções do Governo caso se recusem a prestar o serviço militar obrigatório que planeja introduzir se os conservadores vencerem as próximas eleições.

Ao falar no programa Question Time da BBC, Sunak deixou claro que aqueles que se resistirem poderão ter suas carteiras de motorista retiradas e o acesso a contas bancárias encerrado.

"Há muitos modelos diferentes na Europa", disse Sunak em referência às formas de garantir a participação dos jovens no serviço nacional. "Sejam as carteiras de habilitação, o acesso a financiamentos ou qualquer outra coisa, é isso que precisa ser feito", acrescentou.

O novo modelo de serviço nacional obrigatório estipula que os jovens de 18 anos terão que escolher entre o serviço militar em tempo integral nas forças armadas por 12 meses, com remuneração, ou o serviço voluntário não remunerado por um fim de semana por mês durante um ano.

Na segunda opção, os jovens passariam cerca de 25 dias por ano trabalhando para organizações como a polícia, o corpo de bombeiros, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) e instituições de caridade que trabalham com idosos.