Estreia de filme com roteiro escrito por IA é cancelada em Londres
A estreia do primeiro longa-metragem com um roteiro escrito inteiramente por inteligência artificial (IA) foi cancelada após inúmeras reclamações do cinema que exibiria o filme. O filme "The Last Screenwriter" seria exibido em um telão em Londres no próximo domingo à noite, mas o Prince Charles Cinema declarou recentemente que não daria continuidade à estreia.
"O feedback que recebemos nas últimas 24 horas, assim que anunciamos o filme, destacou fortes preocupações de muitos de nossos espectadores sobre o uso de IA no lugar de um roteirista, destacando um problema mais amplo dentro da indústria", explicou o cinema em um comunicado.
O diretor do filme, Peter Luisi, não esperava essa repercussão e disse ao The Daily Beast que o cinema cancelou a estreia depois de receber 200 reclamações contra seu trabalho, que foi criado usando o ChatGPT 4.0. Com o roteiro, o próprio cineasta levanta a questão de quão bom pode ser um filme escrito por uma IA.
De acordo com a sinopse, o filme conta a história de um roteirista bem-sucedido que tem o seu mundo abalado ao encontrar um sistema avançado de inteligência artificial para escrever roteiros e percebe que a tecnologia "não apenas iguala suas habilidades, mas até mesmo o supera em empatia e compreensão das emoções humanas".
Na opinião de Luisi, seu trabalho foi mal interpretado pelos primeiros críticos. De qualquer forma, o filme estará disponível gratuitamente online em 11 de julho, enquanto uma estreia privada no cinema será realizada no domingo. Quando ele mostrou o resultado final aos atores, eles teriam ficado "maravilhados com a qualidade do roteiro", "mal podendo acreditar", declarou.