Venezuela "está prestes a entrar" no BRICS e tem muito a oferecer, diz vice-presidente do país
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou na quinta-feira que o país está prestes a se tornar membro do BRICS e enfatizou que a República Bolivariana poderia contribuir para o bloco multipolar com importantes recursos naturais.
"Estamos prontos para entrar no bloco do BRICS com seu potencial", comentou Rodríguez no Segundo Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Econômico, realizado em Caracas. "Quais são as potencialidades da Venezuela? Nós não apenas sabemos, mas sofremos e sofremos com isso, porque é isso que torna a Venezuela tão atraente para os centros hegemônicos do Norte global", continuou.
Após destacar que "as maiores reservas de energia do planeta estão na Venezuela", a vice-presidente estimou que se o país "tivesse níveis de produção de 3 milhões de barris/dia, por exemplo, teria quase três séculos para esgotar suas reservas".
Além do petróleo, a Venezuela também tem grandes reservas de gás, a oitava maior reserva de minério de ferro do mundo, a sexta maior reserva de diamantes, a quarta maior reserva de ouro e reservas significativas de carvão. "Um país extraordinário, sem dúvida", disse Rodriguez.
"Essa posição de liderança energética, em que ultrapassamos 5,84 vezes as reservas de petróleo dos Estados Unidos [...], nos faz entender por que a Venezuela está travando hoje uma batalha existencial, e as batalhas existenciais têm a ver justamente com a conveniência dos recursos naturais", acrescentou.