Notícias

OTAN está preocupada com o acordo entre Moscou e Pyongyang

É importante que a OTAN trabalhe com aliados na região da Ásia-Pacífico, disse o chefe do bloco militar.
OTAN está preocupada com o acordo entre Moscou e PyongyangSputnik / Vladimir Smirnov

O novo pacto de defesa da Rússia com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) mostra a importância de o Ocidente apresentar uma frente unida, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na quarta-feira, durante uma coletiva de imprensa em Ottawa, Canadá.

"Precisamos estar cientes de que as potências autoritárias estão se alinhando cada vez mais. Eles estão se apoiando mutuamente de uma forma que nunca vimos antes", acrescentou.

Na mesma linha, ele expressou preocupação com o fato de Pyongyang ter supostamente fornecido "uma enorme quantidade de munição" para a Rússia, enquanto afirmava que a China e o Irã também teriam fornecido ajuda militar a Moscou.

A crescente proximidade entre a Rússia e outras nações asiáticas significa que é ainda mais importante para a OTAN trabalhar com aliados na Ásia-Pacífico, disse Stoltenberg, acrescentando que é por isso que os líderes da Austrália, Japão, Nova Zelândia e Coreia do Sul foram convidados para a cúpula da Aliança Atlântica em Washington, EUA, marcada para o próximo mês.

No dia anterior, o presidente russo Vladimir Putin assinou o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente com seu colega da RPDC Kim Jong-un, que prevê, entre outras coisas,"assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes do acordo".