A gigante de smartphones Oppo, patrocinadora da UEFA Champions League que perdeu apenas para a Samsung, Apple e Xiaomi no ranking global de vendas do primeiro trimestre de 2024, firmou uma parceria com o grupo Multi para fabricar aparelhos no Brasil.
De acordo com o portal InestNews, a Oppo estava acostumada a investir em ''mercados latinos que são menos fechados e menos complexos'', com impostos de importação mais baixos e custos logísticos menos elevados. A decisão de fabricar os produtos no Brasil está associada à intenção de consolidar a popularidade e a confiança na marca.
"Aqui, para competir e ter escala, é necessária a manufatura local", explicou Marco Vorrath, diretor de vendas da Oppo Brasil, ao portal InvestNews. "Não existe entrar no mercado brasileiro só com produto importado. Todo mundo fabrica aqui".
"A Oppo não está aqui para figurar entre aquelas várias marcas do segundo pelotão. Queremos estar no tier 1".
A empresa já estava presente no Brasil desde 2022, mas 100% dos seus produtos eram importados da China. Para realizar a sua meta de estar entre as três maiores fabricantes de celular do país, a Oppo escolheu instalar-se na Zona Franca de Manaus, onde não há impostos para a importação dos componentes.