Notícias

VÍDEO: Lulas-mãe do fundo do mar são filmadas incubando e geram grande surpresa

O caso surpreendeu os cientistas porque os ovos eram duas vezes maiores do que os de outros moluscos desse tipo.
VÍDEO: Lulas-mãe do fundo do mar são filmadas incubando e geram grande surpresa2015 MBARI

Robôs subaquáticos descobriram uma lula fêmea de águas profundas que não só estava cuidando ovos surpreendentemente grandes, medindo 11,6 mm de diâmetro, como também era de uma nova espécie.

A descoberta ocorreu em 2015, durante uma expedição ao Golfo da Califórnia, no México, quando o robô Doc Ricketts, do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), encontrou uma lula mãe guardando um conjunto de ovos.

Embora os pesquisadores do MBARI já tivessem visto lulas de águas profundas eclodindo antes, esse caso os surpreendeu porque os ovos eram duas vezes maiores do que os de outros moluscos dessa espécie, disse um comunicado do instituto publicado recentemente.

Analisando imagens de vídeo coletadas em expedições anteriores ao Golfo da Califórnia e estudando espécimes de aparência semelhante, a equipe determinou que essa era provavelmente uma espécie não descrita da família "Gonatidae".

O cuidado maternal é comum entre os polvos, mas raramente foi observado em lulas. A maioria das espécies desse molusco deixa aglomerados de ovos presos ao fundo do mar, ou expulsa milhares deles para flutuar na coluna d'água, a massa aquática que vai da superfície até os sedimentos do fundo.

"O filhote exige muito da mãe lula. Ela não se alimenta enquanto carrega os ovos e acaba morrendo quando eles eclodem. Mas seu sacrifício aumenta as chances de sobrevivência da prole", explicou Henk-Jan T. Hoving, o principal autor da pesquisa, publicada na revista Ecology.

Apesar dos avanços, os cientistas têm muitas perguntas sem resposta sobre as lulas de águas profundas, principalmente porque nunca puderam observar fêmeas maduras e seus ovos gerados.