Notícias

Novos artefatos descobertos no estaleiro mais antigo do mundo

Os arqueólogos acreditam que a maioria dos navios persas do século V a.C. e, mais tarde, os navios de Marco Antônio e Cleópatra, foram construídos neste local.

A equipe de arqueólogos que continua estudando o estaleiro mais antigo do mundo, descoberto em 2015 na ilha de Dana, no sul da Turquia, encontrou novos artefatos, informou o Arkeonews.

Assim, ao longo de vários anos, os cientistas conseguiram identificar 294 rampas para barcos que pertenciam a diferentes períodos históricos. Enquanto isso, descobertas recentes mostram que o estaleiro era capaz de produzir simultaneamente navios grandes e menores, e que as árvores de cedro que crescem nas Montanhas Taurus, localizadas diretamente em frente à ilha, foram usadas em sua construção.

"Foi descoberto um estaleiro magnífico, grande o suficiente para produzir aproximadamente 300 navios, com toda a sua infraestrutura, não apenas as docas secas, mas também oficinas, áreas de oração, torres de segurança, uma estrutura de castelo e muitas infraestruturas arqueológicas semelhantes. Esse estaleiro mudou a história do Mediterrâneo há 2.500-3.000 anos, e marcou grandes mudanças na história marítima", explicou o chefe das escavações, Hakan Oniz.

A quem serviu?

O especialista mencionou a batalha naval de Salamina no século V a.C., que ocorreu durante a guerra entre as cidades gregas e a Pérsia.

"A maioria dos navios persas foi construída na costa da Cilícia. Acreditamos que um grande número deles foi construído nesse estaleiro. Também achamos que os navios de Marco Antônio e Cleópatra foram construídos nessa região", disse.

Relembrando as batalhas navais durante o período helenístico, Oniz explicou que esses estaleiros foram usados mais tarde por piratas. "Podemos dizer que a maioria dos navios dos piratas Cilicianos, que saquearam 500 assentamentos na Grécia com aproximadamente 1.000 embarcações no século I a.C. e até desafiaram o Império Romano por um tempo, foram construídos na ilha de Dana", acrescentou.

As primeiras descobertas datam do período neolítico, quando não havia estaleiros na ilha. Os pesquisadores encontraram ferramentas de pedra feitas entre 8.000 e 10.000 a.C. que pertenciam a pessoas da ilha. Elas pertenciam a pessoas que passaram de uma sociedade de caça para uma sociedade agrícola, o que é uma evidência de que Dana era habitada muito antes da construção do estaleiro.