Notícias

Serviço de inteligência russo: "O Ocidente está se preparando para descartar Zelensky"

A agência revelou quando o líder do regime ucraniano seria descartado e quem poderá substituí-lo.
Serviço de inteligência russo: "O Ocidente está se preparando para descartar Zelensky"Gettyimages.ru / Dursun Aydemir / Anadolu

O "projeto Zelensky" será encerrado em breve, e o Ocidente está se preparando para retirar o apoio ao líder do regime ucraniano, afirmou o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, por suas siglas em russo).

"O Ocidente está se preparando para descartar Zelensky. [...] Segundo as informações recebidas pelo SVR, Washington e seus satélites estão satisfeitos com a situação que se desenvolveu desde 20 de maio deste ano, na qual a legitimidade de Vladimir Zelensky depende inteiramente do apoio ocidental", disse o comunicado citado pela mídia russa.

A agência especificou que "os senhores ocidentais sacrificarão Zelensky facilmente quando a Rússia consolidar seus sucessos no campo de batalha e as exaustas e desmoralizadas tropas ucranianas se encontrarem em uma situação desesperadora".

Em tais circunstâncias, argumenta o SVR, "as declarações histéricas de Zelensky sobre sua intenção de 'colocar a Rússia de joelhos' soam particularmente cômicas".

"Vagando pelas capitais ocidentais, o autoproclamado 'presidente' está tentando criar uma impressão de atividade ágil e, pelo menos de alguma forma, justificar a usurpação do poder", disse.

No entanto, acrescenta, "está ficando cada vez mais claro que a Casa Branca logo encerrará o 'projeto Zelensky'".

"Tendo esgotado a 'utilidade' de Zelensky e tendo percebido a futilidade das esperanças de uma 'derrota estratégica da Rússia', a Casa Branca não hesitará em jogá-lo na lata de lixo da história, substituindo-o por um dos políticos ucranianos que seja aceitável para negociar uma solução pacífica para o conflito com Moscou", informa o comunicado.

De acordo com o serviço de inteligência russo, Washington está considerando o ex-comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, como o candidato mais adequado para a presidência ucraniana.