Notícias

Argentina entrega informações sobre foragidos do 8/1 ao Brasil

A lista contém o nome de 62 foragidos, que foram condenados ou são investigados pelo STF.
Argentina entrega informações sobre foragidos do 8/1 ao Brasil

A Argentina atendeu ao pedido do Governo brasileiro e enviou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil uma lista com o nome de 62 condenados ou investigados pelo Supremo Tribunal Federal em razão de seu envolvimento com os atos contra os prédios institucionais no dia 8 de janeiro de 2023. As informações foram publicadas pela imprensa de ambos os países.

Anteriormente, a pedido da Polícia Federal, a embaixada brasileira em Buenos Aires, havia entregado uma lista com os nomes e documentos de 143 pessoas, materializando o primeiro pedido formal por informações sobre os foragidos.

Na quarta-feira, Manuel Adorni, porta-voz do presidente Javier Milei, respondeu à pergunta de um repórter e negou a existência de um "pacto de impunidade" entre o mandatário e o presidente argentino. "A justiça tomará as medidas correspondentes quando chegar a hora de tomá-las, e nós as respeitaremos como respeitamos cada decisão judicial", declarou.

Anteriormente, o canal CNN Brasil havia apurado que alguns dos foragidos formalizaram pedidos de asilo no país vizinho. "Enquanto o Governo da Argentina não responder, os pedidos continuarão sob análise e esses brasileiros continuarão lá na Argentina", explicou um jornalista da emissora.