Putin diz que sua posição e a do presidente vietnamita coincidem em muitos aspectos

O presidente russo disse que, nas conversas com seu colega vietnamita, eles discutiram questões regionais e internacionais.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira, após uma reunião em Hanói com seu homólogo vietnamita To Lam, que suas posições coincidem em muitas questões.

De acordo com o mandatário russo, eles discutiram questões regionais e internacionais durante a reunião.

Entre outras coisas, Putin enfatizou a importância da transição com o Vietnã para o uso de moedas nacionais no comércio bilateral. "Não menos importante é o fato de que nossos países estão sistematicamente confiando nas moedas nacionais em acordos financeiros e se esforçando para construir canais sustentáveis de crédito e cooperação bancária", declarou.

Putin acrescentou que, no ano passado, a participação das transações em rublos russos e dongs vietnamitas foi responsável por mais de 40% do volume de transações comerciais bilaterais, enquanto no primeiro trimestre deste ano foi de quase 60%.

Além disso, Vladimir Putin enfatizou que o Banco Russo-Vietnamita "desempenha um papel fundamental nas operações de comércio exterior" entre os dois países. "O banco mantém uma dinâmica positiva de seus principais indicadores, fornecendo constantemente aos clientes vietnamitas e russos uma ampla gama de serviços financeiros e de crédito", acrescentou.

O presidente russo também observou que Moscou e Hanói estão fortalecendo os laços na esfera cultural e no turismo."Tornou-se uma boa tradição realizar dias culturais regulares e mútuos, que realmente ajudam russos e vietnamitas a aprender mais sobre a história, os costumes e a vida cotidiana uns dos outros", disse ele.