Notícias

"Fortalecimento da parceria estratégica com o Vietnã": Putin inicia agenda em Hanói

Espera-se que as conversas abordem "o status e as perspectivas de desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Vietnã".
"Fortalecimento da parceria estratégica com o Vietnã": Putin inicia agenda em HanóiRuptly

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou ao palácio presidencial de Hanói na quinta-feira para iniciar suas reuniões oficiais na capital vietnamita como parte de sua visita de Estado ao país asiático, onde chegou à noite. O líder russo foi recebido por seu colega vietnamita To Lam.

Além disso, Putin foi recebido por jovens com gravatas e bandeiras vermelhas nas mãos, e uma orquestra tocando o hino russo.

Após a cerimônia solene de boas-vindas, os líderes das duas nações iniciaram as conversas bilaterais.

Antes das conversas, To Lam agradeceu a Putin por sua contribuição para o desenvolvimento das relações russo-vietnamitas. "O Estado, o povo e eu pessoalmente sempre atribuímos grande importância ao desenvolvimento das relações entre nossos países e também somos muito gratos por seu apoio às relações entre nossos países e ao Vietnã", disse ele.

Por sua vez, o líder russo declarou que "fortalecer uma parceria estratégica abrangente com o Vietnã" continua sendo uma das prioridades de Moscou.

Ao mesmo tempo, Putin lembrou que a Rússia e o Vietnã mantêm contatos regulares em vários níveis, inclusive por meio de parlamentos, ministérios, departamentos, partidos, regiões e organizações públicas. Nesse sentido, ele destacou o desenvolvimento progressivo dos laços comerciais e econômicos, lembrando que em 2023 o volume de negócios entre as duas nações cresceu 8%.

Ao mesmo tempo, o mandatário russo falou sobre as ações "coordenadas" que os dois países estão realizando na arena internacional. "A Rússia atribui grande importância ao desenvolvimento do diálogo com a ASEAN [Associação das Nações do Sudeste Asiático], da qual o Vietnã é um dos principais membros", disse ele.

Como parte de sua visita, Putin se reunirá com Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh, e com Tran Thanh Man, presidente da Assembleia Nacional.

Em seguida, Putin participará de uma cerimônia de colocação de coroas de flores no Mausoléu do ex-presidente Ho Chi Minh e se reunirá com uma delegação de estudantes vietnamitas que se formaram em universidades soviéticas e russas.

O Kremlin disse que durante as conversas "está planejado discutir o estado e as perspectivas de desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Vietnã nos campos comercial, econômico, científico, tecnológico e humanitário, bem como trocar opiniões sobre questões atuais na agenda internacional e regional".

Espera-se que as conversas com os principais líderes do Vietnã sejam seguidas pela assinatura de vários documentos bilaterais e pela emissão de uma declaração conjunta.

Em um artigo publicado pelo presidente russo no jornal vietnamita Nhan Dan por ocasião de sua visita, Putin afirmou que os dois países têm "uma abordagem semelhante ou próxima sobre questões urgentes e importantes da agenda internacional", bem como sobre a situação na região da Ásia-Pacífico, e defendem a construção de uma nova arquitetura de segurança eurasiática. Além disso, o mandatário russo agradeceu a Hanói por sua "posição equilibrada" sobre o conflito ucraniano.