Notícias

Impacto inesperado do queijo na saúde é revelado

Há 33 fatores que desempenham um papel como os chamados "mediadores" entre o bem-estar e o envelhecimento, de acordo com um estudo.
Impacto inesperado do queijo na saúde é reveladoGettyimages.ru / Roxiller

Um grupo de pesquisadores chineses publicou nesta semana um estudo sobre o efeito causal do bem-estar mental no envelhecimento saudável afirmando que o consumo de queijo pode trazer benefícios para o corpo.

Depois de analisar os dados genéticos de até 2,3 milhões de pessoas de ascendência europeia, eles descobriram que as pessoas com melhor bem-estar mental tendem a ser mais saudáveis e a obter uma pontuação mais alta em resiliência ao estresse, longevidade e melhor autoavaliação da saúde.

Mediadores entre o bem-estar e o envelhecimento

De acordo com os resultados, 33 fatores desempenham um papel como os chamados "mediadores entre o espectro do bem-estar e o fenótipo geneticamente independente (GIP) do envelhecimento". Esses fatores incluem estilo de vida (por exemplo, hábitos de assistir à TV e fumar), comportamento (por exemplo, uso de medicamentos) e doenças (por exemplo, insuficiência cardíaca, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, derrame etc.).

O estudo detalha que o queijo foi um dos cinco principais mediadores no conjunto de estilo de vida, registrando um impacto positivo de 3,67% nos fatores de envelhecimento saudável, enquanto o aumento do consumo de frutas teve um impacto positivo de 1,96%.

Correlação entre saúde mental e envelhecimento saudável

Com base nos dados coletados, os cientistas associaram a saúde mental positiva a melhores processos de envelhecimento, incluindo uma menor propensão a doenças e maior expectativa de vida. No entanto, eles afirmam que a natureza dessa correlação ainda não está clara, exigindo mais estudos.