Notícias

Quase metade dos brasileiros evitam acompanhar notícias, aponta estudo

Ao mesmo tempo, as mídias sociais permanecem a principal fonte de consumo de notícias entre a população, apesar de o número ter caído em relação ao ano passado.
Quase metade dos brasileiros evitam acompanhar notícias, aponta estudoImagem gerada por IA

Um levantamento do Instituto Reuters, divulgado nesta semana, mostra que o número de brasileiros que evitam acompanhar notícias aumentou 6 pontos percentuais em relação a 2023, passando de 41% para 47%.

Enquanto isso, de acordo com os dados do Relatório de Mídia Digital, cerca de 51% da população prefere consumir notícias através das redes sociais. Os brasileiros, como observa o estudo, ainda usam WhatsApp e Instagram* como a fonte principal para se manter atualizados.

Ao mesmo tempo, a TV, como fonte de notícias, segue sem alterações significativas, mantendo uma taxa de consumo relativamente estável (50%). Já a mídia impressa permanece menos preferida entre a população brasileira, aparecendo com apenas 11%.

Porém, o país fica com o maior índice de confiança geral em notícias (43%) entre os seis países da América Latina pesquisados, dentre os quais encontram-se Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

No Brasil, cerca de 2 000 pessoas participaram da pesquisa. O levantamento foi realizado por meio de um questionário online aplicado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2024.

*Pertencente à META, classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.