Kim Jong-un: o tratado estratégico entre a Rússia e a Coreia do Norte é "pacífico e defensivo" por natureza

O presidente da Rússia e o líder da Coreia do Norte assinaram o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre as duas nações em Pyongyang nesta quarta-feira.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente assinado na quarta-feira entre os dois países é de natureza "pacífica e defensiva".

Kim Jong-un enfatizou que, com a assinatura do novo tratado, as relações entre Moscou e Pyongyang "embarcaram no caminho de um desenvolvimento mais promissor e próspero, com o objetivo de promover o progresso de ambos os países e aumentar a prosperidade de seus povos por meio da cooperação bilateral ativa em vários campos, incluindo político, econômico e cultural, bem como militar".

Não tenho dúvidas de que ela se tornará uma força motriz que acelerará a criação de um novo mundo multipolar.

"Esse poderoso tratado entre a RPDC e a Federação Russa representa um documento de natureza construtiva, voltada para o futuro e exclusivamente pacífica e defensiva, e foi concebido para proteger e defender os interesses fundamentais dos povos de ambas as nações. E não tenho dúvidas de que ele se tornará uma força motriz que acelerará a criação de um novo mundo multipolar", declarou o líder norte-coreano, enfatizando que seu país "sempre cumprirá fielmente suas obrigações nesse tratado".

"Evento importante"

O líder norte-coreano declarou que, neste momento, "quando o mundo inteiro está voltando seu olhar para Pyongyang, onde a missão de amizade da Rússia chegou", estar junto com "os camaradas e amigos russos mais honestos" evoca "sentimentos profundos" nele.

"Recentemente, eu e o presidente russo, Vladimir Putin, assinamos o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre a RPDC e a Federação Russa, que brilhará para sempre na história do desenvolvimento das relações amistosas [entre as duas nações]", disse Kim Jong-un, enfatizando que esse foi "um evento importante".

Kim também expressou "grande satisfação" pelo fato de o "grande tratado interestatal" entre a RPDC e a Rússia ter sido assinado "apenas nove meses depois" de a questão ter sido discutida com Putin no Cosmódromo Vostochny durante sua última visita à Rússia.

O líder norte-coreano enfatizou que "o nascimento do tratado mais poderoso da história das relações Coreia-Rússia é impensável sem a extraordinária previsão, a vontade corajosa e a determinação do camarada presidente da Federação Russa, o mais querido amigo do povo coreano, Vladimir Putin".