Axios: Casa Branca cancela reunião com Israel após acusações de Netanyahu
A Casa Branca cancelou uma reunião de alto nível entre os principais conselheiros do Governo dos EUA e seus homólogos israelenses marcada para quinta-feira devido às acusações do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de que a Administração de Joe Biden está retendo armas destinadas a Tel Aviv, relata Axios nesta quarta-feira.
Os principais assessores de Biden ficaram enfurecidos com as declarações e a ingratidão do chefe do Governo israelense, e o enviado dos EUA, Amos Hochstein, entregou a mensagem pessoalmente a Netanyahu em uma reunião horas após a divulgação do vídeo em que o primeiro-ministro fez as acusações, confirmaram fontes norte-americanas e israelenses à agência de notícias.
"Os norte-americanos estão furiosos. O vídeo de Bibi [Benjamin Netanyahu] causou muitos danos", comentou um funcionário de alto escalão israelense.
Algumas autoridades israelenses já estavam a caminho de Washington quando a Casa Branca cancelou a reunião. "Essa decisão deixa claro que há consequências para esse tipo de jogo", disse uma autoridade dos EUA.
Netanyahu postou um vídeo em sua conta no X na terça-feira, no qual disse que "é inconcebível que nos últimos meses a Administração [de Biden] estivesse retendo armas e munições de Israel". "Dê-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho muito mais rápido", acrescentou.
Por sua vez, os EUA ficaram desconcertados com a acusação. "Sinceramente, não sabemos do que ele está falando", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.