Putin e Kim Jong-un assinam Tratado de Parceria Estratégica Abrangente

Horas antes o mandatário russo descreveu o tratado como um "documento fundamental" que forjará a cooperação bilateral de longo prazo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram um Tratado de Parceria Estratégica Abrangente no segundo dia da visita do mandatário russo ao país asiático.

Horas antes, o presidente russo disse que os laços bilaterais entre as duas nações haviam progredido muito desde a última visita de Kim Jong-un à Rússia, e agora contam com um "documento fundamental" que forjará uma cooperação de longo prazo.

O novo acordo substitui os principais documentos anteriores: o Tratado de Amizade e Assistência Mútua de 1961, o Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação de 2000 e as Declarações de Moscou e Pyongyang de 2000 e 2001.

O assessor presidencial russo Yuriy Ushakov explicou na segunda-feira que a elaboração do novo documento se deve às mudanças na situação geopolítica e aos recentes desenvolvimentos qualitativos nas relações bilaterais. De acordo com ele, o tratado tem como objetivo garantir maior estabilidade no nordeste asiático.

A visita de Estado do presidente Putin está sendo realizada em uma atmosfera de solenidade e grande entusiasmo popular. As ruas da capital, Pyongyang, foram decoradas com bandeiras russas, retratos do líder da Rússia e pôsteres de boas-vindas. Pouco antes da reunião oficial entre Putin e Kim Jong-un, um grande número de cidadãos se alinhou nas ruas para dar as boas-vindas à delegação russa.

A reunião ocorreu na Praça Kim Il-sung, na capital norte-coreana, onde muitas outras pessoas se reuniram para cumprimentar os dois líderes ali presentes. As pessoas acenaram com buquês de flores e bandeiras de ambas as nações, e soltaram balões coloridos no ar.

Durante a cerimônia, uma orquestra tocou o hino russo e os norte-coreanos cantaram músicas sobre a amizade e a união entre os dois países.