Notícias

"Tesouro de emergência": moedas milenares são encontradas escondidas em uma casa judaica destruída

A descoberta de um tesouro sob o piso de um prédio em ruínas em Israel é uma evidência da violenta repressão contra uma revolta judaica contra o Império Romano no século IV.
"Tesouro de emergência": moedas milenares são encontradas escondidas em uma casa judaica destruídaDafna Gazit / Autoridad de Antigüedades de Israel

Arqueólogos descobriram um tesouro de 94 moedas de prata e bronze datadas de 221-354 d.C. nas fundações de um antigo prédio público destruído na cidade israelense de Lod, no centro do país, anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) no domingo.

O tesouro provavelmente foi escondido nesse edifício durante o final do período romano e o início do período bizantino para ser guardado durante a revolta de Galo (351-354 d.C.), uma revolta judaica pouco conhecida contra o domínio romano na região. No entanto, o prédio foi destruído e as moedas nunca foram recuperadas.

"Isto é essencialmente um tesouro de emergência, ou seja, um tesouro que as pessoas escondem na expectativa de um evento catastrófico", comentou a arqueóloga Mor Viezel em um vídeo publicado pela IAA.

Embora os relatos escritos dessa revolta sejam escassos, há textos que mencionam que importantes comunidades judaicas, como Lod, Zipori e Tiberíades, foram destruídas pelas forças do imperador romano Flávio Constantino Galo.

Outros achados incluem objetos de pedra e mármore com inscrições em grego, hebraico e latim, e a inscrição de um nome judeu de uma família de sacerdotes, que ainda está sendo estudada.

Essas inscrições, juntamente com a completa ausência de ossos de porco entre os restos mortais encontrados no local, sugerem que o edifício pertencia à comunidade judaica.

De acordo com especialistas, as escavações provam que a revolta de Galo foi um evento de grande relevância para a população e as autoridades romanas, e não uma pequena revolta local, como afirmam algumas fontes escritas.

"Esse edifício foi destruído até suas fundações. É uma indicação clara de que a revolta foi reprimida à força, com violência e crueldade, e não foi simplesmente um levante local, como afirmaram alguns estudos anteriores", disse a declaração.