Kim Jong-un qualifica como "grande momento histórico" a visita de Putin
Kim Jong-un qualificou nesta quarta-feira como "grande momento histórico" a visita do presidente russo Vladimir Putin à Coreia do Norte, que ocorreu pela primeira vez desde 2000, e o desenvolvimento das relações bilaterais.
"A visita de Putin a Pyongyang confirma o verdadeiro estado das relações russo-norte-coreanas, que entraram em um período de maior desenvolvimento, sendo ao mesmo tempo um grande momento histórico de extrema importância estratégica", declarou o líder norte-coreano.
"Agora a situação no mundo está complicada e mudando rapidamente. Nessa situação, pretendemos fortalecer ainda mais a comunicação estratégica com a Rússia, com os dirigentes russos", indicou, acrescentando que eles também planejam trocar "boas opiniões sobre questões internacionais".
De acordo com a avaliação de Kim Jong-un, as relações entre a Rússia e a Coreia do Norte "estão entrando em um período de novo grande florescimento que não pode ser comparado nem mesmo ao período das relações coreano-soviéticas no século passado".
- A última vez que Putin visitou a Coreia do Norte foi em 2000, quando a nação era administrada por Kim Jong-il, o pai do atual líder do país. Por sua vez, Kim Jong-un visitou a Rússia em setembro do ano passado.
- Depois de chegar ao país em seu trem blindado, ele se reuniu com Putin no Cosmódromo Vostochny, na região de Amur, no Extremo Oriente da Rússia. Além disso, o atual líder norte-coreano visitou a Rússia em abril de 2019 para conversar com o mandatário russo na cidade de Vladivostok.