Milhares de balões, orquestra e marcha: Pyongyang comemora o encontro entre Putin e Kim Jong-un em grande estilo

Essa é a primeira visita oficial do presidente russo à Coreia do Norte em mais de 20 anos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, esteve presente na quarta-feira na Praça Kim Il-sung, em Pyongyang, para a cerimônia oficial de seu encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un, como parte de sua visita oficial ao país asiático.

Putin foi recebido por uma orquestra tocando o hino russo durante a procissão cerimonial solene, após a qual os dois líderes e suas delegações iniciaram as negociações.

O conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov disse que as partes abordarão uma ampla gama de questões no âmbito da cooperação bilateral, como economia, energia, transporte, agricultura, questões de segurança, entre outras áreas relacionadas à colaboração regional e internacional.

As negociações serão seguidas por uma cerimônia de assinatura de documentos conjuntos que ainda estão sendo redigidos.

Posteriormente, os líderes farão uma declaração sobre os resultados de sua reunião em uma coletiva de imprensa. Putin e Kim Jong-un farão um passeio conjunto pela residência e depositarão coroas de flores no Monumento da Libertação, erguido em 1946 no centro de Pyongyang para comemorar a libertação da Coreia pelo Exército Vermelho, seguido de um concerto de gala.

Em seguida, haverá uma recepção de Estado na Casa de Recepção e uma troca de discursos. Por fim, os líderes se dirigirão ao aeroporto e visitarão juntos uma igreja ortodoxa no caminho.