Putin chega à Coreia do Norte pela primeira vez desde 2000
O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à Coreia do Norte na quarta-feira como parte de uma visita oficial de dois dias, a convite do líder norte-coreano Kim Jong-un, informou o Kremlin ontem.
Correspondentes no local relatam que Putin foi recebido no aeroporto por Kim. Um jornalista da RIA Novosti conta que as conversas entre Putin e Kim começaram quase imediatamente após a chegada do líder russo. Conforme aproximavam-se dos carros da comitiva, os líderes pararam e conversaram animadamente entre si por alguns minutos. Putin, então, convidou Kim Jong-un para seu Aurus presidencial.
Os dois líderes saíram da rampa em um tapete vermelho com guardas de honra em ambos os lados, com soldados alinhados representando as forças terrestres, navais e aéreas da Coreia do Norte.
Putin visitou a Coreia do Norte pela última vez em 2000. À época, a nação era liderada por Kim Jong-il, pai do atual líder do país.
Kim Jong-un, por sua vez, visitou a Rússia em setembro do ano passado. Depois de chegar ao país em seu trem blindado, ele se reuniu com Putin no Cosmódromo de Vostochny, localizado na região russa de Amur, no Extremo Oriente. Além disso, o atual líder norte-coreano visitou a Rússia em abril de 2019 para conversar com o líder russo na cidade de Vladivostok.
"Cronograma muito apertado"
O conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov antecipou na segunda-feira que o programa da primeira visita do presidente Vladimir Putin a Pyongyang em mais de 20 anos será muito movimentado. "Prevê-se uma agenda muito apertada, incluindo negociações em vários formatos, inclusive conversas estendidas e informais entre os líderes", acrescentou.
De acordo com Ushakov, as partes abordarão uma ampla gama de questões no âmbito da cooperação bilateral, como economia, energia, transporte, agricultura, questões de segurança, bem como a cooperação em nível regional e internacional.
Além disso, o representante do Kremlin disse que será realizada uma cerimônia oficial de boas-vindas, bem como uma apresentação das delegações russa e norte-coreana e a observação da passagem da guarda de honra. As negociações serão seguidas por uma cerimônia de assinatura de documentos conjuntos que ainda estão sendo redigidos.
"Trata-se da possível conclusão do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente. Esse documento também está sendo preparado e, se assinado, substituirá os principais documentos que foram assinados em 1961, 2000 e 2001", informou o funcionário sênior.
Em seguida, os líderes farão uma declaração sobre os resultados das reuniões em uma coletiva de imprensa. Putin e Kim Jong-un farão um passeio conjunto pela residência e depositarão coroas de flores no Monumento da Libertação, erguido em 1946 no centro de Pyongyang para comemorar a libertação da Coreia pelo Exército Vermelho, seguido por um concerto de gala.
Em seguida, haverá uma recepção de Estado na Casa de Recepção e uma troca de discursos. Por fim, os líderes se dirigirão ao aeroporto e visitarão juntos uma igreja ortodoxa no caminho.