Le Pen: A Ucrânia "claramente não pode vencer" o conflito com a Rússia
Marine Le Pen, líder do partido nacionalista francês Rassemblement National, declarou em uma entrevista ao El Periódico na segunda-feira que as negociações com a Rússia são necessárias para tentar resolver o conflito na Ucrânia, já que Kiev não está em posição de vencê-lo.
"Você realmente acredita que podemos negociar a paz sem falar com um dos beligerantes? Aqueles que acreditam nisso estão mais para uma pose do que para a realidade", disse ela, acrescentando que é necessário "conversar com a Rússia para tentar chegar a uma saída positiva desse conflito para a Ucrânia, que claramente não pode vencer".
Ela expressou a esperança de que "a França desempenhará um papel nessa solução razoável", visando garantir "um rápido retorno a uma paz duradoura".
Entre outras coisas, Le Pen enfatizou que apoia iniciativas de apoio militar ou civil a Kiev, mas destacou que as sanções contra a Rússia devem ser consideradas com cautela. "Estou pensando, por exemplo, na guerra energética que travamos, que tem sido devastadora para nossas economias", disse ela.
Durante a chamada "cúpula de paz da Ucrânia", que ocorreu nos dias 15 e 16 de junho na Suíça e para a qual a Rússia não foi convidada, vários países já declararam que, sem Moscou, nem a cúpula nem qualquer outra negociação sobre o conflito ucraniano produzirão frutos.