Outra potência asiática iniciará em breve o processo de adesão ao BRICS

"Nós delineamos nossa política e tomamos uma decisão", disse o primeiro-ministro da Malásia.

A Malásia iniciará em breve o processo de adesão ao BRICS, disse o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, em uma entrevista ao canal de mídia chinês Guancha.

"Delineamos nossa política e tomamos uma decisão. Em breve, iniciaremos o processo oficial", acrescentou. A Malásia agora está aguardando "os resultados finais e a resposta do Governo sul-africano", disse o primeiro-ministro.

No mesmo dia, o ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, declarou que várias dezenas de nações aspiram juntar-se ao BRICS, ao mesmo tempo em que destacou a crescente influência do grupo no mundo. "É uma associação respeitada, e respeitada precisamente porque aqui temos um diálogo igualitário, respeitamos os caminhos de desenvolvimento de cada estado membro e os interesses de cada um", disse ele.

Inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo viu seu número de membros aumentar em 1º de janeiro, quando Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos aderiram.