Notícias

Fundador bilionário da Shein segue "escondido" enquanto a empresa planeja abrir seu capital

Xu Yangtian, que pode ter perdido a cidadania chinesa, nunca teve uma foto postada publicamente pela sua empresa.
Fundador bilionário da Shein segue "escondido" enquanto a empresa planeja abrir seu capitalGettyimages.ru / picture alliance

Xu Yangtian, fundador da gigante chinesa de moda "Shein", segue com a sua decisão inusitada de ficar de fora da exposição pública, mesmo diante dos planos de sua empresa em abrir o capital para a bolsa de valores pela primeira vez. 

Apesar de ser comum que empreendedores da tecnologia na China mantenham um perfil mais discreto, as medidas tomadas por Yangtian "se destacam dentre seus pares", lê-se em um artigo publicado nesta segunda-feira pela imprensa chinesa. "A empresa nunca publicou nenhuma foto dele. Ele também não fez nenhum discurso público ao longo de sua carreira".

"Comum, quieto, humilde"

Funcionários da Shein ouvidos pelo jornal SCMP atribuem a discrição de Yangtian à sua personalidade. O homem, descrito como "comum, quieto e humilde", também poderia estar se precavendo, diante da possibilidade de que uma maior atenção representaria também um maior escrutínio.

Dentre os funcionários das indústrias tecnológicas chinesa, existe a tradição de compartilhar memes satirizando seus chefes. Mas no caso da Shein, como não existem muitas fotos de Yangyian disponíveis, as piadas tendem a consistir somente em textos.

Apesar dos esforços do fundador em manter um perfil mais discreto, a pressão e a curiosidade sobre ele estão em uma crescente. Isso porque o bilionário recentemente obteve residência permanente em Singapura, como parte dos esforços da Shein em distanciar-se dos seus laços com a China. Não se sabe se ele continua sendo um cidadão chinês, ao passo que Pequim não permite a dupla cidadania.