Notícias

Estudo sugere que elefantes chamam uns aos outros utilizando "nomes únicos"

A pesquisa recente foi publicado pela revista científica Nature.
Estudo sugere que elefantes chamam uns aos outros utilizando "nomes únicos"Gettyimages.ru / Andy Soloman/UCG/Universal Images Group

Emitindo sons capazes de serem ouvidos a longas distâncias nas savanas africanas, os elefantes são capazes de chamar e responder uns aos outros utilizando "nomes individuais".

As descobertas foram recentemente publicadas por pesquisadores de uma universidade dos EUA no periódico Nature Ecology and Evolution.

De acordo com os cientistas, os animais, com grupos familiares grandes e complexos, que frequentemente se dispersam e então reúnem-se, são mais capazes de realizar o chamado - que constitui uma habilidade extremamente rara na natureza, compartilhada com golfinhos e com cachorros atendendo aos seus donos.

Os cientistas acompanharam os elefantes em veículos off-road para observar quem estava chamando e quem parecia responder, por exemplo, como uma mãe chamando um filhote ou uma matriarca chamando um elefante perdido que depois se reintegrava ao grupo familiar.

Usando apenas informações de áudio, o sistema computacional conseguiu prever corretamente qual elefante estava sendo chamado em 28% das vezes, possivelmente devido à inclusão do nome do animal. Quando fornecido com dados sem sentido, o modelo identificou com precisão apenas 8% das chamadas.