O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará uma visita oficial à Coreia do Norte de 18 a 19 de junho, segundo um comunicado do Kremlin.
De acordo com o texto, a visita será realizada a convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Em seguida, o mandatário russo partirá para o Vietnã, onde permanecerá nos dias 19 e 20 de junho. Ao final das conversas no país, é esperada uma declaração conjunta e a assinatura de vários documentos bilaterais.
"Está planejada uma discussão sobre o status e as perspectivas de desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre a Rússia e o Vietnã nos campos comercial, econômico, científico, tecnológico e humanitário, bem como trocar opiniões sobre questões atuais da agenda internacional e regional".
- "Quanto às nossas relações com a Coreia do Norte, ela é nossa vizinha, desenvolveremos relações, quer alguém goste ou não", declarou Vladimir Putin ao comentar sobre as perspectivas das relações entre Moscou e Pyongyang no início deste mês.
- A última vez em que Putin visitou a Coreia do Norte foi durante seu primeiro mandato presidencial, em 2000. À época, o líder norte-coreano era Kim Jong-il - pai do atual governante. Já o atual líder norte-coreano visitou a Rússia em abril de 2019 e setembro de 2023.