Notícias

FT: EUA teriam tentado "enganar" Pequim para que atacasse Taiwan

O presidente chinês disse que não iria "morder a isca" dos EUA, de acordo com relatórios.
FT: EUA teriam tentado "enganar" Pequim para que atacasse TaiwanLegion-media.ru / European Union/Handout Via EYEPRESS

O presidente da China, Xi Jinping, teria alertado a presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, sobre supostas provocações dos Estados Unidos para incitar a China a atacar Taiwan, informou o Financial Times recentemente, citando fontes.

O jornal britânico informa que, em abril de 2023, em uma reunião com a chefe da CE, Xi disse que Washington estava tentando "enganar" Pequim para que atacasse a ilha, mas que o presidente chinês não "morderia a isca". Segundo as fontes, ele teria feito as mesmas advertências a várias autoridades chinesas.

A advertência de Xi a Von der Leyen seria incomum, pois é o primeiro caso conhecido de um líder chinês fazendo tal declaração a um líder estrangeiro, informou a mídia.

A Embaixada chinesa em Washington não quis comentar as observações do líder chinês em resposta à solicitação de informações do FT, mas observou que os EUA venderam armas para Taiwan e apoiaram "forças separatistas" na ilha.

As revelações ocorrem em meio às crescentes tensões entre Washington e Pequim, intensificadas por declarações recentes do almirante Samuel Paparo, o novo chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA, que declarou que seu país está preparando uma resposta militar para uma possível escalada no Estreito de Taiwan e um conflito armado entre as autoridades de Pequim e Taipei.

Quero transformar o Estreito de Taiwan em um inferno não tripulado usando uma série de recursos confidenciais", disse Paparo em uma entrevista, explicando o plano "Hellscape" dos militares dos EUA, que exige a implantação de milhares de submarinos, navios e drones no Estreito de Taiwan.