Navio filipino colide com navio chinês em águas disputadas
Um navio de abastecimento filipino colidiu com uma embarcação chinesa nas águas adjacentes ao banco de areia Ayungin (também conhecido como Atol Second Thomas Shoal) no Mar do Sul da China, informou a Guarda Costeira do Sul da China na segunda-feira.
A área faz parte das disputadas Ilhas Spratly - um arquipélago de ilhas, ilhotas, baías e mais de 100 recifes - reivindicado por várias nações.
A embarcação filipina "ignorou os repetidos avisos solenes da China [...] e se aproximou de forma perigosa e não profissional de uma embarcação chinesa que estava navegando corretamente, resultando em uma colisão", cita a AP, com base em um comunicado do lado chinês publicado no WeChat. De acordo com a Guarda Costeira chinesa, o lado filipino é "totalmente responsável" pela colisão.
No entanto, Manila rejeitou as acusações de Pequim: "Não vamos dignificar as alegações decepcionantes e enganosas da Guarda Costeira chinesa", comentaram as Forças Armadas das Filipinas, citadas pela AFP.
- As acusações mútuas entre Pequim e Manila sobre os movimentos de seus barcos de pesca, navios da guarda costeira, navios da marinha e outras embarcações nas águas adjacentes às Ilhas Spratly têm sido uma fonte de tensão entre os dois países;
- Além da China e das Filipinas, Vietnã, Malásia, Indonésia e Brunei também têm reivindicações territoriais no Mar do Sul da China.