Notícias

Ex-número 2 da 'inteligência' alemã cai em golpe e é vítima de ataque cibernético

Arndt Freytag von Loringhoven, ex-funcionário da OTAN, teve conta em um aplicativo de mensagens hackeada.
Ex-número 2 da 'inteligência' alemã cai em golpe e é vítima de ataque cibernéticoGettyimages.ru / Milan_Jovic

O ex-vice-diretor do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND), Arndt Freytag von Loringhoven, foi vítima de golpe cibernético, cedendo acesso à sua conta no aplicativo de mensagens Signal, informou recentemente a revista alemã Der Spiegel.

Ex-diplomata e responsável pela cooperação de inteligência na OTAN até 2019, Von Loringhoven, de 69 anos, caiu em um "phishing" no qual um suposto "suporte" do Signal solicitou seu PIN. 

O ex-agente relatou à revista que forneceu os dados, o que resultou na invasão de sua conta. Contatos em sua lista começaram a receber um link malicioso convidando-os para um site externo. Ao se deparar com o hackeamento, Von Loringhoven avisou a todos os contatos e deletou sua conta.

Segundo a revista, ataques semelhantes atingiram outros alvos de alto perfil na Alemanha, incluindo funcionários ativos de agências de segurança.

  • Arndt Freytag von Loringhoven foi vice-diretor do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha entre 2007 e 2010 e serviu como Secretário-Geral Adjunto para Inteligência e Segurança da OTAN entre 2016 e 2019. Von Loringhoven também escreveu um livro abordando a chamada "guerra cibernética".